Ao procurar por uma instituição de Educação Infantil, as famílias podem encontrar uma gama de opções, diferentes metodologias e espaços. Surgem muitas dúvidas que tornam o processo mais complexo. O desafio de filtrar as opções envolve pesquisar as instituições para ver qual metodologia de Ensino Infantil se adequa à necessidade de seu filho, principalmente se é a primeira vez que ele conhece o ambiente da escola.
Ter uma experiência positiva e que agregue conhecimento, ludicidade e conforto aos alunos ajuda-os a desenvolver um vínculo duradouro e promissor com a educação desde os primeiros anos de formação.
“Decidir a instituição de ensino que o filho estudará é uma tarefa que exige muita reflexão e cuidado dos pais, pois muitos aspectos precisam ser levados em consideração”, explica Taciana Carvalho, coordenadora pedagógica do IASC unidade Irmãs Vieira.
Ela frisa a importância de se atentar à proposta pedagógica “para entender a linha de ação que a escola trabalha, compreendendo as práticas educativas e o processo de aprendizagem oferecido pela instituição”. Por isso, damos algumas dicas para facilitar o processo.
O primeiro passo, explica Taciana, é alinhar as expectativas com a instituição. “É interessante conhecer a identidade da instituição para verificar se está de acordo com os valores da família, o quadro de professores e a experiência que cada uma apresenta em sua bagagem”.
Para a coordenadora, a infraestrutura também faz parte da linha pedagógica e não deve ser deixada de lado durante a busca. “A estrutura física é outro ponto importante, observando o ambiente, a iluminação e a ventilação da sala. Os espaços de brincar, se estão adequados e adaptados à faixa etária da criança”.
“O mundo contemporâneo que estamos inseridos exige cada vez mais a formação de um indivíduo que seja um ser completo para atuar no mercado de trabalho e na sociedade e, diante desta exigência, a escola precisa ter uma metodologia definida com objetivos claros, assertivos e transparentes que proporcionem experiências de aprendizagem para que o conhecimento seja construído de forma ativa, crítica e participativa”, ressalta Taciana.
Por isso, segundo a coordenadora, surge a necessidade de pesquisar a implantação da metodologia da escola, cujo papel é “promover uma educação que considere o educando em sua totalidade, indo além do conhecimento acadêmico formalizado, contemplando atitudes de respeito, de responsabilidade, autonomia, cooperação e valores éticos que são essenciais no mundo de hoje”.
E esse desafio começa desde a Educação Infantil. “A escola desenvolve ações pedagógicas que ajudam no desenvolvimento da criança em todos os seus aspectos, tornando-a capaz de se relacionar, refletir, tomar decisões e aprender”, explica.
A metodologia é aplicada dentro e fora da sala de aula, acrescenta ela. “Para que isso ocorra, a escola oferece oportunidades de vivências de atividades com recursos variados por meio de jogos, brincadeiras, trocas de conhecimento através de interação entre alunos/professores e alunos/alunos”.
Outro ponto importante, de acordo com Taciana, é ter certeza de que a metodologia está alinhada às demandas atuais. “O aprender deixa de ser visto como um mero ato de memorização e o processo de ensinar deixa de ser um simples repasse de conteúdos prontos e acabados”.
É relevante criar no aluno, desde cedo, a autonomia. “A proposta educativa da escola auxilia no despertamento de uma atitude de curiosidade, reflexão e crítica do aluno frente ao conhecimento e à interpretação da realidade que ele está inserido, de tal forma que ele seja capaz de utilizar de maneira crítica e criativa as diversas formas de linguagem do mundo contemporâneo”, conclui.
Agora, com a Escola Irmãs Vieira fazendo parte da comunidade IASC, foi inserido na Educação Infantil aspectos inovadores para atender às demandas pedagógicas que surgem na modernidade, sobretudo, com a pandemia.
Taciana diz que a mudança ocorre com a “inserção do material que vai dar uma linearidade a este processo de construção do sujeito crítico e associando ainda às novas tecnologias que atenderão às necessidades desta nova geração que é altamente tecnológica”.
Ela considera que a adequação do corpo docente e da metodologia de ensino a novos métodos e técnicas é importante para os primeiros anos de formação, mas que “os desafios de implantação compreendem a preparação dos professores para novas metodologias de ensino, o engajamento dos alunos com o novo formato de aula e a escolha das práticas de ensino de acordo com os meios tecnológicos”.
Eldo Pena Couto, diretor de uma das mais completas e melhores escolas de Minas Gerais, foi contratado como consultor do IASC e da unidade Irmãs Vieira. Assim, as escolas com a chancela IASC seguem as melhores práticas de educação do Brasil.
O consultor reflete que, no meio educacional, a missão do IASC em implantar melhorias é valorosa. Ele conta que a visão dos fundadores em ter um planejamento que obviamente tem como objetivo traçar, planejar e trabalhar para objetivos futuros é para mim um grande diferencial.
O objetivo de inserir os primeiros anos escolares na comunidade IASC já existia. Esses planos foram fortalecidos com o cenário de pandemia e o surgimento da oportunidade junto à Irmãs Vieira. E, mais uma vez, em vez de intuitivamente assumir a Educação Infantil e o Fundamental 1, a equipe de gestão do IASC investiu na consultoria para fazer o planejamento estratégico administrativo e pedagógico que norteia hoje a parceria das duas marcas.
O consultor pontuou que, com a parceria, as famílias e crianças de Eunápolis só têm a ganhar. Afinal, quanto mais nova a criança, maiores e melhores serão os resultados colhidos com a aplicação de técnicas pedagógicas de formação de valores e maiores serão os ganhos futuros de uma base educacional sólida.
Taciana Carvalho é formada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional, em Educação Infantil, Docência Superior e em Metodologia do Ensino Fundamental com ênfase em Neuropsicopedagogia. Possui 19 anos de experiência em sala de aula com as séries iniciais e alfabetização. Desenvolve um projeto pessoal na educação, chamado Ateliê de Aprendizagem da Tia Taci, que visa auxiliar o acompanhamento do processo de aprendizagem de crianças, compartilhar e trocar experiências com pais, professores e profissionais da educação, a partir da utilização de recursos pedagógicos.
Av. Conselheiro Luiz Viana, 790
Centro, Eunápolis - Bahia
Horário de funcionamento:
Segunda a sexta • 7h às 18h
Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Sensatta