Programas

PROGRAMAS IASC

Robótica

O Projeto Robótica na Escola busca desenvolver habilidades relacionadas à construção de robôs e outros objetos e modelos que têm como base a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula em relação aos diversos componentes curriculares. No sentido de viabilizar um trabalho coerente e de acordo com as novas demandas da educação para o século XXI, o IASC fez parceria com a ZOOM.


Como atividade pedagógica, a robótica na escola se caracteriza como um ambiente de aprendizagem para trabalho com kits de montagem compostos por peças diversas, motores e sensores controláveis por computador e softwares que permitam programar de alguma forma o funcionamento dos modelos montados.


Aumenta o interesse e a criatividade dos alunos e integrando diversas áreas de conhecimento despertando a atenção dos alunos que, vivencia na prática através da construção de maquetes e robôs, conceitos da física e da matemática.


Se constitui uma atividade lúdica e desafiadora que valoriza o trabalho em grupo, a cooperação, planejamento, pesquisa, tomada de decisões, definição de ações, promove o diálogo e o respeito a diferentes opiniões.


A robótica na escola acontece em sala ambiente, com a parceria do Programa da ZOOM, cuja principal característica é o equilíbrio entre uma proposta estruturada e a resolução de situações problemas. Tudo cuidadosamente elaborado e integrado por um contexto sistêmico e significativo, colocando à prova conhecimentos prévios e habilidades desenvolvidas em etapas anteriores.

 

Em nossa proposta metodológica o fazer é o meio, o processo e a oportunidade de mediação para possibilitar a compressão não apenas de como o objeto funciona, mas como se relaciona com outras tecnologias e com o mundo em que vivemos.


Objetivos


  • Favorecer a interdisciplinaridade, promovendo a integração de conceitos de diversas áreas, tais como: linguagem, matemática, física, eletricidade, eletrônica, mecânica, arquitetura, ciências, história, geografia, artes, etc.;
  • Desenvolver aspectos ligados ao planejamento e organização de projetos;
  • Motivar o estudo e análise de máquinas e mecanismos existentes no cotidiano do aluno de modo a reproduzir o seu funcionamento;
  • Estimular a criatividade tanto na concepção das maquetes, como no aproveitamento de materiais reciclados;
  • Desenvolver o raciocínio e a lógica na construção de maquetes e de programas para controle de mecanismos.


Avaliação

A avaliação será qualitativa e quantitativa. A avaliação qualitativa se refere ao grau de aquisições como socialização, interação, participação e conhecimento que o aluno terá com as atividades e com seus colegas, enquanto a avaliação quantitativa se dará pela realização de projetos diversos, conforme o planejamento proposto para a série.


Escola de Esportes

O Projeto Escola de Esportes, oferecido para crianças e jovens, matriculados ou não no IASC, consiste na articulação dos conhecimentos acerca de modalidades esportivas especificas para esportes de quadra e de campo. Tem como finalidade o incentivo ao esporte de crianças e jovens de diferentes idades, trabalhando os fundamentos e a prática das modalidades selecionadas: Handebol, Futsal, Voleibol, Basquete ou Futebol Americano.


A prática de atividades esportivas possui um significado mais amplo do que a simples atividade corporal, visto que o esporte atua em várias frentes, como comunicação, expressão e emoção.


Assim, a proposta de ESCOLAS DE ESPORTE no IASC se constitui num instrumento pedagógico que agrega valor à educação, ao desenvolvimento das competências socioemocionais e à formação pessoal para a cidadania, auxiliando na inserção de novas habilidades. Também compreendemos que o esporte deve ser abordado como uma manifestação cultural, focando na participação e na inclusão de todos.


Objetivo: desenvolver habilidades e competências para a prática das modalidades esportivas valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo juvenil.


Desenvolvimento

1º Momento: Ressignificação das atividades buscando o conhecimento dos fundamentos estruturantes de cada modalidade esportiva ofertada: Handebol, Futsal, Voleibol, Basquete e Futebol Americano;

2º Momento: Atividades práticas para desenvolvimento de habilidades corporais para a prática esportiva;

3º Momento: Treinamento das modalidades identificando as aptidões individuais e formação de equipes;

4º Momento: Organização de equipes; Participação em competições;


Avaliação

A avaliação será qualitativa e quantitativa. A avaliação qualitativa se refere ao grau de aquisições como socialização, interação, participação e conhecimento que o aluno terá com as atividades e com seus colegas durante as atividades


Esporte Espetacular

O Projeto Esporte Espetacular consiste na articulação dos conhecimentos acerca de modalidades esportivas especificas para esportes de rede e de campo. Tem como finalidade a integração dos alunos das diferentes turmas, trabalhando os fundamentos e a prática das modalidades selecionadas: Handebol, Futsal, Voleibol, Basquete ou Futebol Americano. Os benefícios serão colhidos em sala de aula, com alunos mais dispostos a aprender e focar também em outras disciplinas.


A Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social, entendidas como manifestações das possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas por diversos grupos sociais no decorrer da história. Nessa concepção, o movimento humano está sempre inserido no âmbito da cultura e não se limita a um deslocamento espaço-temporal de um segmento corporal ou de um corpo todo.


Neste contexto, a Educação Física possui um significado mais amplo do que a simples atividade corporal, visto que o esporte atua em várias frentes, como comunicação, expressão e emoção. Através da disseminação de novas modalidades é possível deixar as aulas mais democráticas e incluir alunos desinteressados.


Assim, a prática esportiva no IASC se constitui num instrumento pedagógico que agrega valor à educação, ao desenvolvimento das competências socioemocionais e à formação pessoal para a cidadania, auxiliando na inserção de novas habilidades. Também compreendemos que o esporte deve ser abordado como uma manifestação cultural, focando na participação e na inclusão de todos.


Como proposta de articulação e integração das turmas, o Projeto Esporte Espetacular será desenvolvido nas turmas de Ensino Fundamental e Médio, articulando critérios de progressão do conhecimento das diferentes modalidades esportivas, as características dos sujeitos e os contextos de atuação.


Objetivo: desenvolver habilidades e competências para a prática das modalidades esportivas valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.


Desenvolvimento

1º Momento: Ressignificação das aulas de Educação Física buscando o conhecimento dos fundamentos estruturantes de cada modalidade esportiva selecionada: Handebol, Futsal, Voleibol e Basquete;

2º Momento: Atividades práticas para desenvolvimento de habilidades corporais para a prática esportiva;

3º Momento: Treinamento das modalidades identificando as aptidões individuais e formação de equipes;

4º Momento: Organização de equipes; Realização de jogos interclasse;

5º Momento: Jogos Internos ou com escolas convidadas (mês de agosto);


Avaliação

A avaliação será qualitativa e quantitativa. A avaliação qualitativa se refere ao grau de aquisições como socialização, interação, participação e conhecimento que o aluno terá com as atividades e com seus colegas durante as atividades. A avaliação quantitativa será feita por acúmulo de notas, considerando o desenvolvimento das aulas e estudos realizados.


Projeto Profissões

O Ensino Médio é a última etapa da Educação Básica e uma fase de mudanças na vida do aluno. Mas, a que mais assusta os jovens é a decisão da profissão a ser seguida. É importante que o aluno decida sua área profissional sem a pressão imposta por familiares por uma profissão com a qual não se identifica ou ainda, algum modismo entre o grupo de amigos.


Objetivando o esclarecimento acerca de algumas profissões e tranquilizar os alunos quanto a suas escolhas, o IASC desenvolve o Projeto Profissões.


Público Alvo: alunos do Ensino Médio

Objetivo: auxiliar os estudantes na escolha profissional proporcionando aos mesmos o contato com profissionais de diferentes áreas de atuação.


Desenvolvimento

1ª Etapa: Roda de conversa com os alunos do 3º ano para identificação das áreas de interesse dos mesmos.

2ª Etapa: Reuniões em grupo para debate acerca da continuidade dos estudos e escolha profissional e encontros individuais com a Orientadora Educacional.

3ª Etapa: Entrevista com profissionais das áreas escolhidas.

4ª Etapa: Sombra por um dia. Esta atividade possibilita que os jovens passem ao menos um dia sendo a “sombra” de um profissional da área que querem conhecer.

 

Avaliação

Concluída as etapas, retorna à roda de conversa para avaliação e socialização das experiências adquiridas com as entrevistas e o acompanhamento dos profissionais.


Convivência:

Eduque Emoções

Eduque Emoções é um programa de serviços em psicologia que visa contribuir para o desenvolvimento da saúde emocional, das relações interpessoais e da qualidade de vida em instituições empresariais e educacionais.


O acúmulo de exigências do dia a dia, as cobranças pessoais, no contexto de trabalho e as pressões sociais leva as pessoas a realizarem grandes esforços físicos e mentais, sendo frequentemente acometidos por níveis elevados de estresse, ansiedade, depressão e demais conflitos emocionais.


Os jovens em meio à ansiedade e as incertezas do futuro tendem a sofrer no momento da escolha profissional e os pais muitas vezes não se sentem habilitados para lidarem com essas demandas dentro da relação pais e filhos.


Diante desse contexto, torna-se fundamental a realização de um programa de convivência que trate do gerenciamento emocional e orientação de carreira. Que visa proporcionar aos jovens, educadores e pais contribuições para a promoção da saúde emocional, motivação, melhor percepção de si e da realidade ao redor, além de estratégias práticas para lidarem de maneira eficaz com os desafios enfrentados no cotidiano.


Público Alvo: alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, pais e profissionais da educação do IASC.


Objetivo

  • Proporcionar aos educadores e estudantes contribuições para a promoção da saúde emocional, motivação, autoestima e estratégias para o enfrentamento do estresse e da ansiedade. 
  • Promover o desenvolvimento do autocuidado e da qualidade de vida em todas as dimensões humanas (física, mental, social e espiritual).
  • Ajudar os educandos e educadores no desenvolvimento da inteligência emocional no contexto educacional.
  • Contribuir com um processo de orientação vocacional/profissional para alunos do ensino médio.
  • Promover orientação aos pais acerca dos processos de educação e disciplina para os filhos.


Cronograma

Durante o ano letivo acontece, de forma paralela, encontros com os diferentes sujeitos participantes a comunidade escolar o IASC.

 

Para os estudantes

1 Programa de inteligência emocional para alunos do ensino médio – 6 encontros.

1.1 O jovem no século XXI e os seus conflitos emocionais.

1.2 Inteligência intrapessoal: O poder das emoções.

1.3 Inteligência intrapessoal: O poder dos pensamentos.

1.4 Inteligência interpessoal: O poder da empatia e do ouvir.

1.5 Inteligência interpessoal: O poder da assertividade.

1.6 Inteligência interpessoal: O poder do perdão e da reconciliação.


2 Programa de orientação vocacional – 4 encontros.

2.1 Palestra - Entre sonhos e anseios: o desafio da escolha profissional.

2.2 Palestra e dinâmica – Projeto de vida: a arte de construir sonhos.

2.3 Técnica Brainstorming das profissões e aplicação de teste psicológico.

2.4 Dinâmica: viagem ao tempo (Me vendo em minha profissão).

 

Para os educadores

3. Programa de educação emocional para professores – 2 encontros

3.1 Estresse e trabalho: Como gerenciar e alcançar o equilíbrio?

3.2 Educando emoções: Como gerenciar a ansiedade?

 

Para os pais e responsáveis

4. Programa de orientação para pais – 2 encontros.

4.1 Educando com inteligência: construindo a relação pais, filhos e escola.

4.2 Crianças e adolescentes: Preparando-os para a vida.


Projeto Aprendizagens Essenciais: Reconectando Saberes

A interação entre os pares é fundamental para a troca de experiências e a construção de conhecimentos entre os integrantes de um grupo. Esse processo foi interrompido nos anos letivos de 2020 e 2021 em decorrência da necessidade do distanciamento social causado pela pandemia Covid 19.


Muitos se adaptaram integralmente ao sistema remoto e híbrido, outros, mesmo com todo o acompanhamento necessário, sentiram mais os efeitos da distância dos colegas, dos professores e do ambiente escolar.


Em 2022 nosso desafio é identificar aprendizagens consolidadas e não consolidadas, como será a readaptação no retorno à presencialidade. Esse acompanhamento será realizado por meio do Programa Aprendizagens Essenciais: Reconectando Saberes. Ele concretiza nossa missão educativa em prol de uma educação de excelência.


O Programa será dividido em 4 etapas e ao final de cada conteúdo será aplicada uma atividade avaliativa objetivando monitorar o processo de aprendizagem.


Esse é mais um benefício IASC e Irmãs Vieira de caráter obrigatório para os alunos, sem custo adicional para as famílias.



Programa Bilíngue

O Programa Bilíngue é o caminho para uma aprendizagem alinhada aos desafios desse novo tempo e, aqui no colégio é trabalhada o ensino da Língua Inglesa e sua cultura.


Benefícios:

  • Desenvolvimento cognitivo e as habilidades de concentração;
  • Melhora as habilidades metalinguísticas e de memória;
  • Aprimora as capacidades verbais e espaciais;Potencializa
  • Bilíngues são melhores em multitarefas;
  • Melhor capacidade de escolha e liderança;
  • Aumento do acesso, entendimento e da diversidade cultural;
  • Auxilia as conexões neurais do cérebro, retardando (ou até mesmo evitando) o aparecimento de disfunções cognitivas.

Observatório de Astronomia

Conhecimento da Astronomia aos alunos do Ensino Fundamental II e Médio:


Despertar a curiosidade e a busca pelo saber de uma ciência antiga e mística em constante evolução. Nossos alunos são motivados para os ramos da ciência e da tecnologia por uma proposta educacional e científica.


Observação na prática aliada aos saberes de diversas disciplinas:


O ensino de Astronomia tem tomado cada vez mais um lugar de destaque, possibilitando a inserção de temas transversais da geografia, história, filosofia, arte, matemática, biologia e química.


O Programa na prática:


Rodas de conversa sobre a Astronomia e outras questões que envolvem o universo: sistema solar, surgimento da vida no universo, viagens espaciais, dentre outros temas que abordam origem e construção desta ciência; Estudo de artigos científicos e claro, a observação dos fenômenos celestes;


Programa de Música



Iniciação Musical pela Flauta Doce:


O ensino de música é proporcionado aos nossos alunos desde os primeiros anos da Educação Infantil e, aos que desejam um maior aprofundamento, por meio da musicalização com flauta doce.


Desenvolvendo múltiplas habilidades:


Logo no início desse processo de musicalização, os alunos já podem sentir toda a agradável vivência musical, aprendendo novos conceitos, desenvolvendo diferentes habilidades, melhorando a comunicação e aperfeiçoando capacidades como criatividade, coordenação e memória.


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