+MÉDIO

NOVO ENSINO MÉDIO:

o que é?


O Novo Ensino Médio surge no cenário pedagógico brasileiro como promessa de outros horizontes para a educação básica, apontando para dimensões político-pedagógicas que trazem em seu bojo a ressignificação de pontos basilares do processo educativo, como a formação dos professores, a estrutura curricular e a metodologia.

Assim, somos convidados a fortalecer nossa convicção na construção de uma aprendizagem centrada no estudante, optando por um saber que não seja mero acúmulo de informações, mas constituído como autêntico direito de aprendizagem, auxiliando cada sujeito na mobilização de suas habilidades cognitivas e socioemocionais, capacitando os estudantes na resolução de demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.


O Novo Ensino Médio do Colégio IASC


Nessa perspectiva, nós, apresentamos à sociedade o nosso Novo Ensino Médio. Por meio dele, reafirmamos o compromisso com uma educação inovadora, centrada no desenvolvimento integral do ser humano e comprometida com a vida em todas as suas dimensões. A partir de práticas metodológicas que valorizem cada estudante como autor de seu processo de aprendizagem, visamos garantir o espaço da escolha como constituinte fundamental na construção de um autêntico projeto de vida.

O nosso Novo Ensino Médio possibilita percursos personalizados, favorece o protagonismo e a autonomia do estudante, mantendo a excelência acadêmica e o investimento na formação humana. Ele tem a cara da juventude e o coração dos nossos alunos. Uma proposta consistente, que assegura aos estudantes percursos de excelência e que lhes possibilita fazer escolhas com autonomia e acompanhamento. Mais oportunidades com a confiabilidade de sempre.


DIFERENCIAIS

DO NOSSO

NOVO

ENSINO

MÉDIO

Trabalhamos o autoconhecimento e autonomia de nossos estudantes, para que, durante o percurso do Ensino Médio, sejam capazes de fazer escolhas mais assertivas, considerando suas intenções e potencialidades.

Uma proposta consistente, que assegura aos estudantes percursos de excelência e que lhes possibilita fazer escolhas com autonomia e acompanhamento. Mais oportunidades com a confiabilidade de sempre.


Criamos condições para que os jovens invistam em conhecimentos convergentes com seus anseios e afinidades, desenvolvendo, de forma mais efetiva, os potenciais de cada estudante.

Estreitamos a relação entre teoria e prática a partir de propostas metodológicas que privilegiam a análise, resolução e aplicação em situações reais, desenvolvendo, assim, competências que possibilitam aos estudantes mobilizarem seus conhecimentos para atuar na sociedade.

Estabelecemos uma relação de mediação da aprendizagem com o estudante, estimulando-o a desenvolver sua autonomia, colocando-se como protagonista de seu processo de construção de conhecimento e responsabilizando-se por suas escolhas, erros e acertos.

Metodologias inovadoras capazes de desenvolver nos estudantes competências necessárias ao enfrentamento dos desafios contemporâneos, sendo capazes de mobilizar saberes técnicos e emocionais para lidar com a diversidade e instabilidade.

PROJETO DE VIDA


Reunimos no programa "Projeto de Vida” elementos e metodologias da nossa tradição, capazes de responder com diferencial estratégico, criatividade e inovação aos anseios contemporâneos que exigem uma 'alfabetização de futuros' e construção de Projetos de vida que impactem e construam uma 'nova Cidade'.

Elementos que estão profundamente presentes em nosso dia a dia e que oferecem um caminho para que as nossas crianças, adolescentes e jovens se conheçam e construam um caminho para serem felizes. Uma educação para a interioridade, a vida em comunidade e o serviço à humanidade.

Os Projetos de Vida atuam no desenvolvimento de três aspectos da existência humana. 

ASPECTO SOCIAL

Diz respeito às interações que o sujeito estabelece com as outras pessoas e com o contexto em que vive (sua família e sua comunidade, por exemplo), na perspectiva do bem comum, da corresponsabilidade e do engajamento transformador com o meio. É no aspecto social que se revela o cuidado com a vida coletiva e com causas presentes e futuras.


ASPECTO PESSOAL

Relacionada aos processos de construção das identidades e ao desenvolvimento do autoconhecimento, do autoconceito e da autoestima. É no trabalho com o aspecto pessoal que os estudantes aprofundam seus questionamentos sobre quem são, como querem viver, quais são seus desejos, gostos e habilidades.


ASPECTO PROFISSIONAL

Refere-se à construção de um olhar complexo sobre os aspectos que envolvem o mundo do trabalho, como: o que é ser profissional na contemporaneidade; os vários campos de atuação profissional; os dilemas que envolvem o mercado de trabalho; as relações éticas e interpessoais no contexto profissional.


ITINERÁRIOS FORMATIVOS

Temas contemporâneos para estimular o protagonismo dos jovens de forma ativa e flexível,

promovendo o seu desenvolvimento integral e preparando para sua carreira.

PROBLEMA EM XEQUE

Táticas de resolução


Conhecer o fazer matemático nos ajuda a encarar desafios na vida, pois amplia a nossa capacidade analítica. Nesse itinerário, promovemos o desenvolvimento do potencial do aluno como resolvedor de problemas, o que envolve raciocinar e formular conjecturas, estabelecer conexão, argumentar, validar soluções e procedimentos, representar em diferentes linguagens e comunicar ideias com clareza. 




Desenvolvendo consciência financeira

FECHANDO A CONTA

Desenvolvendo consciência financeira


Gerenciar os recursos financeiros é essencial para alcançar uma boa qualidade de vida. A má administração das finanças pessoais é uma das principais causas de endividamento, traumas sociais e mentais. Nesse itinerário, orientamos a construção de uma vida financeira equilibrada, utilizando como principal recurso a tomada de decisão consciente e responsável.




MUITO ALÉM DA INFLUÊNCIA

Argumentação na linguagem


No mundo contemporâneo, a informação está na palma da mão. Somos influenciados a decidir sobre nossos caminhos a cada instante. A situações sociais são exemplos de como a linguagem essencialmente argumentativa, porque busca nos persuadir a tomar uma decisão. Nesse itinerário, analisamos as estratégias argumentativas implícitas e explícitas em diversos gêneros textuais, buscando discutir o que nos influencia e por quê.


STRIKE A POSE

Nossa vida em Rede


Qual o limite entre ser e mostrar? O mundo digital revolucionou a maneira como pensamos, interagimos socialmente, viajamos e até amamos. Essa revolução coloca novas questões sobre nosso comportamento e sobre nossas ideias do que é privado e do que pode ser compartilhado. Nesse itinerário, discutimos o impacto social e psicológico do gêneros digitais em nossas vidas, buscando compreender o histórico e funcionamento deles, bem como seus limites e as críticas vinculadas a seu uso.

AMBIENTE-SE

Desenvolvimento sustentável é fundamental para o nosso futuro, por gerar a consciência coletiva sobre elementos inter-relacionados de sistemas ambientais a partir de perspectivas ecológicas, econômicas e comunitárias. Nesse itinerário, promovemos reflexões e discussões sobre educação ambiental e como ela se torna um capacitor para o desenvolvimento sustentável, promovendo um aprendizado que pode transformar a forma como pensamos e tomamos decisões.



INVESTIGAÇÃO FORENSE

Onde está a evidência?


A investigação forense mobiliza múltiplas áreas da Ciência, para a investigação e resolução de problemas complexos da nossa realidade. Nesse itinerário, por meio do raciocínio científico e do pensamento crítico, os alunos vão ponderar sobre o uso de princípios científicos, além de aprender sobre ferramentas forenses, recursos técnicos, formulação e teste de hipóteses, coleta de dados adequada e conclusões responsáveis.


MUNDO EM MOVIMENTO

Explorando fatos e contextos


Os fatos do presente não são isolados, mas possuem origens e explicações relacionadas ao passado. A pergunta “Onde você está?” Não tem a ver só com a nossa história, mas com as diversas narrativas anteriores a nós. Nesse itinerário, promovemos a conexão entre fatos contemporâneos e fatos passados da humanidade, analisando os contextos aos quais estão inseridos e seus desdobramentos futuros.



PROBLEMA EM XEQUE

Táticas de resolução


Conhecer o fazer matemático nos ajuda a encarar desafios na vida, pois amplia a nossa capacidade analítica. Nesse itinerário, promovemos o desenvolvimento do potencial do aluno como resolvedor de problemas, o que envolve raciocinar e formular conjecturas, estabelecer conexão, argumentar, validar soluções e procedimentos, representar em diferentes linguagens e comunicar ideias com clareza. 




FECHANDO A CONTA

Desenvolvendo consciência financeira


Gerenciar os recursos financeiros é essencial para alcançar uma boa qualidade de vida. A má administração das finanças pessoais é uma das principais causas de endividamento, traumas sociais e mentais. Nesse itinerário, orientamos a construção de uma vida financeira equilibrada, utilizando como principal recurso a tomada de decisão consciente e responsável.




MUITO ALÉM DA INFLUÊNCIA

Argumentação na linguagem


No mundo contemporâneo, a informação está na palma da mão. Somos influenciados a decidir sobre nossos caminhos a cada instante. A situações sociais são exemplos de como a linguagem essencialmente argumentativa, porque busca nos persuadir a tomar uma decisão. Nesse itinerário, analisamos as estratégias argumentativas implícitas e explícitas em diversos gêneros textuais, buscando discutir o que nos influencia e por quê.


NÚCLEO DE ESTUDOS

No Núcleo de Estudos, o estudante terá experiências de construção do conhecimento a partir da sua área de interesse. Nesse sentido, ele é o elemento central de mudança para o Novo Ensino Médio, uma vez que possibilita a escolha e rompe com o recorte disciplinar, ampliando a complexidade dos saberes construídos a partir de diversos referenciais.

Nele, os eixos estruturantes ganham destaque, já que visam criar oportunidades para que os estudantes vivenciem experiências educativas profundamente associadas à realidade contemporânea, promovendo a sua formação pessoal, profissional e cidadã, buscando envolvê-los em situações de aprendizagem que lhes permitam produzir conhecimentos, criar, intervir na realidade e empreender projetos presentes e futuros.

Considerando a centralidade da relação estudante/conhecimento, optamos pelo desenvolvimento dessa unidade curricular no formato híbrido. Assim, por meio da mediação docente, o estudante aprenderá a buscar, acessar e refletir de forma autônoma, bem como a partilhar, discutir e construir de forma coletiva.

O Núcleo de Estudos terá duração anual. Espera-se que essa experiência de escolha do estudante possibilite o desenvolvimento da autonomia, levando em conta as possibilidades de frustração durante o processo. O Colégio elaborará as suas propostas de Núcleos de Estudos a partir da afinidade e interesse dos docentes e discentes.



MATEMÁTICA

De caráter prático-investigativo, esse projeto pretende articular conhecimentos da área de matemática e suas tecnologias de tal modo que os alunos sejam mobilizados em suas atitudes protagonistas para desenvolverem habilidades e competências (pensamento matemático, raciocínio lógico, pensamento computacional, capacidade de resolução e elaboração de problemas, criatividade e  trabalho em equipe) que lhes permitam planejar, projetar e criar uma construção sustentável e inteligente.

LINGUAGENS E CÓDIGOS

De caráter teórico-prático, este projeto pretende guiar a pesquisa e a intervenção sobre a perspectiva midiática e suas influências sociais e culturais. A partir do incentivo ao olhar crítico, os alunos serão responsáveis pela investigação sobre os recursos midiáticos e suas ferramentas de persuasão, pela pesquisa sobre aspectos culturais que impactam a sociedade, por serem divulgados em massa e pelo levantamento histórico sobre a cultura antes das influências tecnológicas.



CIÊNCIAS DA NATUREZA

De caráter teórico-prático, o projeto da área de Ciências da Natureza intitulado “Eu no Meio Ambiente” pretende integrar os conhecimentos científicos dessa área na problematização de temas relacionados ao meio ambiente que interferem na saúde humana e planetária. Desse modo, os alunos irão levantar situações-problema e desafios, pesquisar, planejar e executar um projeto científico para estimular sua (auto)percepção como integrantes do meio ambiente, compreendendo sua função como sujeitos ativos na manutenção de processos vitais, bem como os desdobramentos de suas ações no equilíbrio humano e global.

CIÊNCIAS HUMANAS

De caráter teórico-prático, este projeto pretende propor a análise social do espaço, por meio da cartografia. Os alunos serão convidados a pensar e discutir questões como: a produção dos conhecimentos socialmente aceitos sempre é baseada em pesquisas científicas atualizadas? Em que medida a forma como percebemos o espaço se associa com narrativas construídas por meio de relações de poder? O mapa, enquanto fruto de vontades políticas, embasa narrativas sobre determinado aspecto da realidade? Como?


PERGUNTAS FREQUENTES

Reunimos aqui as principais respostas às dúvidas que possam surgir sobre o Novo Ensino Médio. Caso não encontre o que você procura, basta entrar em contato conosco que teremos prazer em ajudar e responder.

  • O que é o Novo ensino Médio?

    O Novo Ensino Médio define uma nova organização curricular, mais flexível, que prevê a ampliação gradativa da carga horária e contempla uma parte comum, Formação Geral Básica, e uma parte diversificada, Itinerários Formativos.

  • Por quê um Novo Ensino Médio?

    A mudança tem como objetivos garantir a oferta de educação de qualidade a todos e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade, o que inclui como proposta obrigatória a construção de um Projeto de Vida nessa fase escolar.

  • Quando o Novo Ensino Médio entra em vigor?

    De acordo com o Cronograma Nacional de Implementação do Novo Ensino Médio (Portaria Ministerial 521, de 13/07/2021) as alterações curriculares previstas para este segmento de ensino devem ser implementadas a partir do ano de 2022. Assim, o Novo Ensino Médio já será cursado pelas turmas que ingressarem nessa etapa da educação básica em fevereiro de 2022.

  • Ele é obrigatório para todas as escolas?

    Sim. Todas as escolas devem implementar o Novo Ensino Médio de acordo com as normas previstas na Lei Nº 13.415, assim como nos demais documentos legais publicados posteriormente, em âmbito nacional e estadual.

  • O Novo Ensino Médio Exclui Disciplinas dos currículos?

    Não. No Novo Ensino Médio, todos os componentes curriculares que oferecemos hoje continuam sendo obrigatórios. A diferença é que agora, de acordo com a legislação, apenas Língua Portuguesa e Matemática são obrigatórias em todas as séries, ficando cada escola responsável por definir em que momentos os demais componentes serão contemplados.

  • A carga horária muda?

    Sim. Em relação à carga horária total, de acordo com a lei que regulamenta o Novo Ensino Médio, devemos oferecer três mil horas ao longo do Ensino Médio, sendo, no mínimo, mil horas por série, a partir de 2022. Aqui no Colégio IASC, já praticamos uma carga horária acima do exigido legalmente. Contudo, para ampliar as possibilidades de nossos estudantes na parte diversificada do currículo, aumentamos a carga horária de cada série.

  • O que é obrigatório para cada estudante e o que pode ser escolhido?

    O Novo Ensino Médio é organizado em duas partes: Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativos. A FGB é a parte comum do currículo, composta pelos componentes curriculares que já ofertamos hoje e que, obrigatoriamente, deverão ser cursados por todos os estudantes do Ensino Médio. Nos Itinerários Formativos temos uma parte obrigatória e uma parte que pode ser escolhida. Na parte obrigatória estão o Projeto de Vida e os Fundamentos Obrigatórios. Já na parte que o estudante pode escolher teremos um Projeto por Área do Conhecimento, no qual será possível optar por uma área (Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza ou Matemática), e as eletivas, elaboradas de acordo com temáticas contemporâneas relacionadas às necessidades do mundo em que vivemos e aos anseios de nossos jovens.

  • Como será a implementação do Novo Ensino Médio?

    O Novo Ensino Médio deverá ser implementado de forma gradativa, aplicando-se à 1ª série em 2022, às 1ª e 2ª séries em 2023 e às três séries em 2024. As turmas que já cursam o Ensino Médio hoje manterão sua trajetória de acordo com o currículo vigente.

  • Por qual motivo a implementação será gradativa nas três séries?

    Considerando que o currículo representa um percurso de produção de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades, é importante que os estudantes que já estejam cursando o Ensino Médio deem continuidade ao processo, evitando lacunas em seu processo de aprendizagem. Além disso, como estamos lidando com uma nova regulamentação, a implementação gradativa nos permitirá avaliar os novos processos, planejar de forma mais assertiva os próximos passos e corrigir possíveis problemas.

  • Quais as vantagens para os estudantes?

    No Novo Ensino Médio, nosso estudante poderá tornar o seu percurso escolar mais próximo de suas afinidades e desejos. Diante da possibilidade de fazer escolhas na parte diversificada do currículo, nossos estudantes terão um processo mais autônomo e responsável. A busca pelo reconhecimento de suas afinidades e desejos no Ensino Médio poderá qualificar as escolhas futuras de nossos estudantes, bem como prepará-los melhor para os desafios acadêmicos e profissionais da área escolhida. Cabe ressaltar também como vantagem no Novo Ensino Médio a orientação que os estudantes receberão para a construção de seus Projetos de Vida, entendendo seus aspectos pessoais, sociais e profissionais, ampliando a compreensão de sua existência e propósito.

  • Como meu filho vai fazer escolhas, se é tão novo?

    Entendemos que as escolhas dos estudantes deverão ser gradativas ao longo do Ensino Médio, de forma que os processos experimentados por eles lhes deem mais segurança. Nesse sentido, construímos uma proposta para a 1ª série que visa dar elementos e parâmetros para que os estudantes possam ter mais possibilidades de escolhas na 2ª série. Assim, em 2022, os estudantes contarão com um trabalho cuidadoso na disciplina de Projeto de Vida para auxiliá-los nas escolhas futuras.

  • Quais os diferenciais do Novo Ensino Médio do Colégio IASC?

    Todas as escolas de Ensino Médio deverão, a partir de 2022, ofertar um currículo com FGB e Itinerários Formativos. Valendo-se da experiência, da competência dos profissionais e dos valores institucionais do Colégio IASC, elaboramos uma proposta diferenciada que dará aos nossos estudantes mais possibilidades de escolhas e percursos formativos. Isso porque ofereceremos Itinerários Formativos nas quatro áreas do conhecimento, além de grande diversidade de eletivas. Também diferenciamos nosso Ensino Médio com uma proposta atrelada aos nossos valores (a interioridade, a solidariedade e a vida em comunidade) que apoiam todas as nossas propostas e ganham destaque no Projeto Vida. Ressaltamos ainda que nossas experiências anteriores com os Módulos Formativos, o Projeto de Iniciação Científica e as diversas Atividades Extracurriculares (no campo acadêmico, artístico e esportivo) nos permitiram elaborar práticas consistentes e inovadoras, com metodologias que dão centralidade ao estudante, amplificando a construção de habilidades complexas que lhes permitirão atuar em diferentes contextos sociais, acadêmicos e profissionais. 

  • O que são os Intinerários Formativos e como será a divisão nos três anos do Ensino Médio?

    Os Itinerários Formativos correspondem à parte diversificada do currículo do Ensino Médio. Assim, é por meio dos Itinerários que cada estudante poderá construir um percurso de formação de acordo com seu interesse. Cada itinerário é formado por unidades curriculares com tempos predefinidos. Quando o estudante escolhe um itinerário, ele se associa às unidades curriculares que fazem parte desse percurso.

  • Os estudantes serão orientados para a escolha dos Intinerários Formativos?

    Sim. No Novo Ensino Médio contaremos com a disciplina de Projeto de Vida que auxiliará os estudantes no desenvolvimento de parâmetros e métodos para efetuarem suas escolhas. Além disso, nossos estudantes contam com o apoio do Orientador e Coordenador Pedagógico que os acompanharão e orientarão nesse processo.

  • Como será composto o currículo para 2023?

    A Matriz Curricular criada para o Novo Ensino Médio do Colégio IASC é composta por uma parte comum, Formação Geral Básica, e outra diversificada, Itinerários Formativos. A Formação Geral Básica compreende um conjunto de competências e habilidades das áreas de conhecimento previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que aprofundam e consolidam as aprendizagens essenciais do Ensino Fundamental, a compreensão de problemas complexos e a reflexão sobre soluções para eles. Os Itinerários Formativos compreendem um conjunto de unidades curriculares que possibilitam ao estudante aprofundar seus conhecimentos, em uma ou mais Áreas do Conhecimento, e se preparar para o prosseguimento de estudos ou para o mundo do trabalho de forma a contribuir para a construção de soluções de problemas específicos da sociedade.

  • O Novo Ensino Médio poderá ser trabalhado de forma hiíbrida?

    Sim. Os Projetos de Área do Conhecimento e algumas Eletivas poderão ser desenvolvidos no formato híbrido. Algumas atividades serão realizadas presencialmente e outras, de forma remota. Durante as aulas presenciais, o professor irá desempenhar o papel de mediador e propor atividades que possibilitem aos estudantes serem protagonistas em seu processo de aprendizagem.

  • Como será o processo de matrícula do estudante no Intinerário Formativo?

    O processo de matrícula do estudante no Itinerário Formativo ocorrerá na 2ª quinzena do mês de fevereiro de 2023. O estudante deverá comunicar à Coordenação Pedagógica a área do conhecimento em que deseja aprofundar os estudos durante o ano letivo de 2023.

  • Como será o processo de inscrição e matrícula do estudante nas eletivas?

    Na segunda quinzena de cada semestre letivo, o estudante deverá se inscrever, através de formulário próprio, na data prevista, em três opções de Eletivas de sua preferência. O estudante será matriculado, prioritariamente, na primeira opção de Eletiva escolhida por ele. Caso não haja vaga para a primeira opção escolhida pelo estudante, ele será matriculado na segunda ou terceira opção. A Instituição reserva-se o direito de não ofertar determinadas Eletivas, caso elas não tenham a quantidade mínima de inscritos.

  • O estudante pode pedir transferência para outro Projeto de Área do Conhecimento e/ou Eletiva?

    O estudante poderá pedir transferência para outro Projeto de Área do Conhecimento e/ou Eletiva dentro do prazo de uma semana após o início das aulas nesses componentes. No caso das Eletivas, a possibilidade de transferência fica ainda condicionada à existência de vagas em outra turma.

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