Layout do blog

As Olimpíadas do Conhecimento e seu impacto na formação dos alunos

nov. 18, 2021

A participação em olimpíadas de conhecimento é um grande privilégio para os alunos do IASC. Nessas competições, eles desenvolvem não só o conhecimento acadêmico, como também o espírito esportivo e outras habilidades socioemocionais essenciais para a formação como ser humano.


Existem olimpíadas de conhecimento de diversas matérias e conteúdos. Elas acontecem em níveis locais, estaduais e até nacionais e internacionais. O IASC prioriza a participação dos alunos em muitos desses eventos, o que, por sua vez, estimula que cada vez mais os alunos façam parte e aproveitem esse tipo de prova.


A equipe educacional preza pelo desenvolvimento da autonomia e da ética por parte dos alunos. São muitas as habilidades que são desenvolvidas por meio das Olimpíadas do Conhecimento. Isso porque, para ter sucesso na atividade e ter um bom aprendizado, é importante se dedicar aos estudos por conta própria, focar nas estratégias de ensino e ter espírito esportivo.



Por que estimular a participação nas Olimpíadas do Conhecimento?

O IASC acredita que é muito importante estimular a participação dos alunos nessas competições. Em primeiro lugar, porque são ótimas estratégias de aprendizagem, já que o aluno consegue colocar em prática e em contexto os conteúdos vistos em sala de aula. Além disso, ela insere na rotina a prática de desafios de conhecimento e retenção de conteúdo.


Assim, não só o aluno aprende melhor a matéria, como também as melhores formas de estudar e absorver o que é visto em sala de aula. Isso ocorre porque, nas competições, o foco está em ter bastante conhecimento geral da área escolhida.


As estratégias de aprendizagem são múltiplas. Entre elas, a oportunidade de ampliar os horizontes do aluno, colocando-o em um contexto de desafio para reforçar os estudos e demonstrar habilidades de resolução durante o evento.


Além disso, o ambiente das olimpíadas traz uma atmosfera completamente diferente da sala de aula. Ou seja, ela é mais uma oportunidade de o aluno entender o conteúdo como parte de um todo dentro do currículo, e também incentiva a aplicação dele na vida prática.


Existem, ainda, eventos que auxiliam a compreender diferentes aspectos da vida e da sociedade. Não são apenas sobre uma disciplina específica, mas utilizam conhecimentos de várias delas para inserir diálogos e práticas sobre temas interessantes na fase escolar. É o caso, por exemplo, da Olimpíada de Astronomia ou da Olimpíada de Robótica, que implementam conteúdos de múltiplas áreas em eventos científicos.


Incentivos aos alunos

Vale lembrar que a participação em olimpíadas agrega muito ao currículo do aluno. Existem instituições de ensino superior que oferecem bolsas, vantagens em provas de vestibular, vagas especiais e até descontos na matrícula de alunos que obtêm notas altas nas olimpíadas. Por isso são múltiplos os motivos que levam o IASC a incentivar a participação dos alunos nesses eventos.


Habilidades desenvolvidas

O colégio também acredita na possibilidade das olimpíadas como aprendizado socioemocional. O ambiente de competição, apesar de exigir esforço e dedicação, é uma ótima oportunidade de evoluir a maturidade e a autoconfiança dos alunos.


A Base Nacional Curricular Comum (BNCC) estabelece que é papel do Ensino Básico, entre outros:

 

“III – o aprimoramento do educando como pessoa

humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento

da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

IV – a compreensão dos fundamentos científico-

-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a

teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.”

 

Alinhados a essa proposta, estão dentro dos objetivos educacionais do IASC a compreensão do significado da ciência, das letras e das artes nos processos de transformação social e cultural e o desenvolvimento da dimensão humana, incluindo-se a formação ética, a autonomia intelectual e o espírito crítico.


Para isso, as Olimpíadas do Conhecimento são ótimas aliadas. Elas auxiliam o aluno a desenvolver autonomia nos estudos, pensamento crítico, resolução de problemas de forma ética, responsabilidade e capacidade de lidar com desafios e frustrações.


Esse ganho de habilidades socioemocionais é fundamental para seu caminho após a escola, já que são habilidades exigidas durante toda a vida.


De quais eventos o IASC participa? 

Todos os anos o IASC estimula professores e alunos a participarem das mais diversas olimpíadas de conhecimento. Veja algumas das provas que participamos por meio dos nossos representantes.

 

Olimpíada Nacional de Ciências (ONC): uma parceria entre a UFPI, a Unicamp, o Instituto Butantan, a Sociedade Brasileira de Física, a Associação Brasileira de Química e a Sociedade Astronômica Brasileira. Premia alunos do Fundamental II e Ensino Médio.

 

Olimpíada Brasileira de Química (OBQ): o evento realizado pelo Conselho Federal de Química promove atividades para alunos de todos os segmentos escolares, inclusive na modalidade Júnior, voltada para o Fundamental. “As olimpíadas educacionais são um grande projeto para a formação acadêmica dos estudantes, além de enriquecer cada vez mais intelectualmente o aluno ainda acaba sendo um treino para os futuros concursos que ele vai enfrentar ao longo de sua jornada”, conta Leandro, professor de Química.

 

Olimpíadas de Robótica: com modalidades prática e teórica, essa competição tem oportunidades para diferentes interesses dos alunos. "Na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) o aluno é convidado a testar seus conhecimentos com estudantes de todo o Brasil, em modalidades teórica e prática, além de aprimorar habilidades como organização, criatividade, trabalho em equipe, raciocínio lógico, autonomia, entre outros”, conta Semele, professora do Robótica do IASC.

 

Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC): inclui atividades práticas e teóricas do nível simples ao exigente, misturando ciência e arte.

 

“As olimpíadas científicas estimulam o conhecimento e o estudo, propondo aos participantes um desafio construtivo. Nesse contexto, a Olimpíada Brasileira de Cartografia é de fundamental importância para o aluno, pois populariza o conhecimento cartográfico e promove a valorização das ciências geoespaciais.” Professor Jeorge Martins, Mestre em Ciências e Tecnologias Ambientais, professor IASC.

 

Olimpíada Brasileira de Geografia e Ciências da Terra: voltada aos alunos do 9º ano do Brasil, essa competição quer colocar em prática todas as facetas e impactos do aprendizado de geografia.

 

Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE): promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), ela pretende conscientizar alunos sobre sustentabilidade e boas práticas com economia energética.

 

Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM): a etapa brasileira pretende selecionar os alunos, já medalhistas em eventos estaduais, para representar o Brasil em atividades mundiais.

 

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA): a Sociedade Astronômica Brasileira e a Agência Espacial Brasileira se uniram para gerenciar essa competição, que usa conhecimentos escolares para inserir temáticas da astronomia no repertório dos alunos.

 

Olimpíada Brasileira de Física (OBF): criada pela Sociedade Brasileira de Física, essa olimpíada é uma forma de colocar em prática e aproximar do dia a dia os conteúdos vistos em sala de aula.

 

Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB): para testar os conhecimentos dos alunos sobre a história do país, a Unicamp promove essa competição anualmente.

 

Olimpíada Brasileira de Informática (OBI): é uma competição aberta a todos os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição. A organização da OBI está cargo do Instituto de Computação da UNICAMP.

 

“Despertando interesse do aluno pela ciência de dados, a Olimpíada Brasileira de Informática surge com desafios que envolvem programação e engenhosidade. A competição está dividida em duas categorias, iniciação e programação, baseadas em raciocínio lógico e linguagem de computação.” Semele, professora de informática do IASC.

 

Resultados marcantes do IASC:

Os alunos do IASC todos os anos são premiados em destaque nas mais diversas olimpíadas do conhecimento. Assim, estão construindo seu futuro, tanto em formação acadêmica quanto humana. Acompanhe os resultados em nossas redes sociais

 

 

Saiba mais sobre o IASC e matricule seu filho para 2022!

É hora de revisar: como se preparar para as provas e processos seletivos
10 nov., 2021
Revisar para as provas exige preparação, autonomia e foco. Aprenda a estudar melhor sem estresse e desgaste.
Falando de luto com crianças: 6 dicas para famílias
02 nov., 2021
Como apoiar a criança em momentos de luto e ajudá-la a processar sentimentos.
TDAH, dislexia e discalculia: como afetam o aprendizado, sinais e cuidados
13 out., 2021
Os transtornos neurobiológicos como TDAH afetam o rendimento na escola e o emocional das crianças. É importante ter em mente as estratégias de melhor aproveitamento do conteúdo para elas.
Filho em recuperação? Veja como a família pode ajudar
06 out., 2021
Pais e professores são aliados na hora da recuperação. O apoio familiar auxilia os alunos a reter o conteúdo e aproveitar mais a escola.
Como lidar com os comportamentos agressivos das crianças
28 set., 2021
Crianças agressivas são crianças que não conseguem expressar seus sentimentos de forma saudável. Por isso, a escola e a família devem estar atentos aos sinais e abordar os pequenos de forma acolhedora
Sustentabilidade na escola: como inserir essa temática
22 set., 2021
Estratégias e ferramentas para criar interesse no aluno sobre sustentabilidade e cidadania
Inserir o inglês no dia a dia: formação bilíngue +prática em casa
14 set., 2021
Usar o inglês nas atividades do dia a dia e aproveitar para praticar nos momentos de lazer auxilia na fluência
Por Redação 03 ago., 2021
Com o retorno ao ensino presencial no IASC e em outros colégios do Brasil, as mudanças podem apresentar dificuldades para quem já está há ... Leia mais
IASC conexão entre professor e aluno
Por Redação 23 jul., 2021
A colaboração de todos faz muita diferença em sala de aula, seja ela presencial, virtual ou híbrida. Além de fatores como didática do plano ... Leia mais
Por Redação 14 jul., 2021
Após a experiência do ensino remoto em 2020 e no início de 2021, o IASC está animado em receber mais uma vez os alunos ... Leia mais
Mais Posts
Share by: