Layout do blog

Protocolos de segurança para retomada às aulas presenciais

Redação • jul. 14, 2021

Após a experiência do ensino remoto em 2020 e no início de 2021, o IASC está animado em receber mais uma vez os alunos na escola no modelo híbrido. Com todas as mudanças necessárias para garantir a saúde de todos, mas também com muito entusiasmo para enfrentar novos desafios. Para que o ensino e a segurança fique em primeiro lugar, o IASC está seguindo protocolos de biossegurança estabelecidos por um comitê.

Esse comitê foi composto por representantes do colégio e por consultores externos qualificados. Além disso, há o acompanhamento e aplicação das recomendações dos órgãos de autoridade sanitária, como a Secretaria de Saúde de Eunápolis e a OMS.

Para garantir o bem-estar da comunidade IASC, estaremos sempre atentos às diretrizes locais e às demandas, tanto de nossos alunos quanto da cidade. Privilegiando sempre a ciência e a colaboração, queremos tornar o processo mais fácil e, claro, poder nos encontrar com toda a segurança.

Assim, para o retorno das aulas presenciais, é necessário repensar as rotinas e processos, com novas regras e diretrizes que tornam o retorno à escola mais seguro e proveitoso.

Repensando o espaço: protocolos de segurança

Há uma limitação da capacidade das salas de aula, respeitando a dimensão delas e o distanciamento necessário. Por isso, serão definidos os grupos alternados para as aulas no modelo híbrido.

Essa alternância é o ciclo de segurança . As turmas A frequentam a escola de segunda a sexta-feira e ficam fora durante o fim de semana e a semana seguinte, na qual as turmas B têm aulas presenciais. Dessa forma, se algum aluno apresentar sintomas de coronavírus, toda a turma continua em isolamento e não apresenta risco de contato com outras.

Portões e chegada

A equipe do IASC terá atenção redobrada à chegada dos alunos. Para minimizar o contato entre diferentes turmas, faremos uso de entradas separadas, assim como a Unidade Irmãs Vieira.

Os segmentos são divididos em blocos de salas. Entrando apenas pela portaria secundária, serão dois fluxos de alunos: 6º e 8º anos; 7º e 9º anos. Os professores farão o acesso pela portaria principal.

No retorno dos alunos do 1º e 3º anos do Ensino Médio, a entrada acontecerá pela portaria principal, depois acompanhada por alunos do 2º ano. O intervalo de dias entre as etapas e o acesso em portarias distintas permite que o fluxo de alunos fique melhor distribuído, garantindo o distanciamento.

Distância

As mesas e cadeiras ficarão distantes umas das outras e os alunos serão orientados a não circularem pela sala. As áreas de trabalho dos docentes serão individuais e higienizadas.

Desinfecção

A higiene é uma estratégia-chave no combate à Covid-19. Ao final dos turnos, será feita uma limpeza completa de todas as superfícies das salas de aula, com utilização de produtos adequados, como álcool 70%. Além disso, orientamos todos que frequentam o colégio a limpar constantemente os objetos com que entram em contato. Será priorizada a circulação do ar, com janelas e portas abertas.

Para garantir a desinfecção diária das salas, no turno vespertino apenas ocorrerão aulas laboratoriais. As teóricas serão ministradas de forma remota.

Ensino remoto

Sabemos que nem todos os alunos se sentem à vontade para o retorno híbrido e as famílias têm necessidades diferentes. Por isso, o ensino remoto se manterá com a mesma qualidade. Todas as salas de aula são equipadas para que os alunos possam participar das atividades de forma simultânea, independentemente se estiverem de forma presencial ou remota.

Isso também vale para professores: os professores que puderem exercer sua função presencialmente farão uso de EPIs e manterão o distanciamento social. Os que fizerem parte de grupos de risco continuarão à distância, apoiados por monitores em sala.

Rotina diferenciada

É claro que a animação por encontros presenciais está alta, mas a segurança da comunidade IASC fica em primeiro lugar. Para que todos se mantenham seguros, é importante redobrar os cuidados.

A cantina ficará fechada no primeiro mês de retorno e os alunos devem trazer lanches de casa. Nos intervalos os alunos deverão lanchar nos ambientes externos do colégio, de forma organizada, evitando a aproximação entre os pares.  Os estudantes serão orientados quanto ao uso do banheiro ou para encher as garrafas de água, para que o façam de forma escalonada.

Para a retomada do funcionamento, a cantina irá providenciar kits embalados que serão entregues em sala. A aquisição dos kits será feita pelos responsáveis ou alunos de forma antecipada, se possível semanal, evitando o contato e manuseio de dinheiro entre as partes.

Já as aulas laboratoriais acontecerão mediante agendamento prévio, para que a equipe de limpeza organize estratégias de desinfecção de acordo com a demanda.

Protocolos de segurança: responsabilidade de cada um

Reforçamos a importância da colaboração de todos para manter o IASC seguro. Visando à saúde de nossos alunos, docentes, colaboradores e famílias, é essencial que todos que frequentam o espaço do colégio estejam atentos às diretrizes:

Alunos

  • Obedeça às sinalizações: não faça aglomerações, mantenha a distância correta de outros alunos;
  • Utilize máscaras de proteção e troque-as a cada 2h;
  • Pratique higiene constante: lave as mãos e limpe seus objetos pessoais;
  • Se tiver sintomas ou suspeita de infecção por Covid-19, comunique ao professor;
  • Traga garrafa d’água de casa;
  • Não compartilhe nenhum objeto com colegas ;
  • Siga as orientações da equipe do IASC.

Pais e responsáveis

  • Monitore a saúde da criança: se houver sintomas, deixe-a em casa e comunique ao IASC para que outras famílias sejam notificadas;
  • Reforce a importância da higiene na prevenção de doenças;
  • Forneça kits de máscaras e itens pessoais;
  • Evite mandar a criança para a escola com muitos materiais que possam ser contaminados.

Saúde física e mental

Assim como o ensino remoto, o ensino híbrido apresenta desafios para todos. A adaptação é um processo pelo qual devemos passar juntos, sempre pensando na segurança do próximo.

Mas sabemos que esse novo formato pode trazer estranhamentos e uma mudança de ritmo tão intensa não é fácil.

 

Para isso, contamos com uma equipe preparada para lidar com as emoções e dificuldades que a retomada possa trazer . Mas acreditamos que, com empatia e preocupação com o próximo, tão presentes na nossa comunidade, os desafios serão superados.

 

 

Para o apoio dos alunos e suas famílias e qualquer dúvida, entrem em contato conosco!

 

O impacto das Olimpíadas do Conhecimento na formação dos alunos
18 nov., 2021
Competições escolares não ajudam só a aprender mais. Também funcionam como incentivo ao esforço, à persistência e à responsabilidade dos alunos. Saiba mais.
É hora de revisar: como se preparar para as provas e processos seletivos
10 nov., 2021
Revisar para as provas exige preparação, autonomia e foco. Aprenda a estudar melhor sem estresse e desgaste.
Falando de luto com crianças: 6 dicas para famílias
02 nov., 2021
Como apoiar a criança em momentos de luto e ajudá-la a processar sentimentos.
TDAH, dislexia e discalculia: como afetam o aprendizado, sinais e cuidados
13 out., 2021
Os transtornos neurobiológicos como TDAH afetam o rendimento na escola e o emocional das crianças. É importante ter em mente as estratégias de melhor aproveitamento do conteúdo para elas.
Filho em recuperação? Veja como a família pode ajudar
06 out., 2021
Pais e professores são aliados na hora da recuperação. O apoio familiar auxilia os alunos a reter o conteúdo e aproveitar mais a escola.
Como lidar com os comportamentos agressivos das crianças
28 set., 2021
Crianças agressivas são crianças que não conseguem expressar seus sentimentos de forma saudável. Por isso, a escola e a família devem estar atentos aos sinais e abordar os pequenos de forma acolhedora
Sustentabilidade na escola: como inserir essa temática
22 set., 2021
Estratégias e ferramentas para criar interesse no aluno sobre sustentabilidade e cidadania
Inserir o inglês no dia a dia: formação bilíngue +prática em casa
14 set., 2021
Usar o inglês nas atividades do dia a dia e aproveitar para praticar nos momentos de lazer auxilia na fluência
Por Redação 03 ago., 2021
Com o retorno ao ensino presencial no IASC e em outros colégios do Brasil, as mudanças podem apresentar dificuldades para quem já está há ... Leia mais
IASC conexão entre professor e aluno
Por Redação 23 jul., 2021
A colaboração de todos faz muita diferença em sala de aula, seja ela presencial, virtual ou híbrida. Além de fatores como didática do plano ... Leia mais
Mais Posts
Share by: