Inovações no IASC unidade Escola Irmãs VieiraPosted by On

Inovações no IASC unidade Escola Irmãs Vieira

Os primeiros anos escolares são de enorme importância para a formação do aluno. O IASC, que assumiu a gestão da Escola Irmãs Vieira, acredita nas novas oportunidades para o ensino no futuro. Com as inovações, os avanços tecnológicos, a adaptação curricular e a abertura a novas ideias, o processo de readequação se torna essencial.

Diante disso, é imprescindível desenvolver uma metodologia conectada com as demandas da sociedade e aplicada com uma equipe pedagógica preparada para este novo momento. Tudo isso precisa estar alinhado às demandas dos alunos e de suas famílias. Existem necessidades específicas para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, diferentes daquelas de alunos em outras fases escolares. Desde questões de infraestrutura até demandas de equipe especializada, há distinções no funcionamento das instituições de ensino.

Em face da oportunidade de incorporar novas fases de estudos e faixas etárias à comunidade do IASC, a escola reforça o compromisso de atender às novas demandas e possibilitar caminhos de desenvolvimento pedagógico, social e cultural dos alunos desde o Ensino Infantil.

Inovações: parceria entre duas instituições dedicadas

A Escola Irmãs Vieira foi fundada em 1989  e oferece educação entre o Ensino Infantil e o Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Tradicional em Eunápolis, a escola é a porta de entrada de muitas crianças ao ambiente escolar, à alfabetização e à adaptação fora de casa. Por isso, é muito significativo para o IASC fazer parte dessa gestão. As duas marcas têm como referência transmitir aos alunos valores como cooperação, respeito e ética.

O IASC foi fundado em 2001 e atende cerca de 500 alunos e suas famílias. E desenvolve uma proposta de educação focada na modernidade e na autonomia estudantil, estando adaptada às demandas acadêmicas e socioculturais dos alunos de Eunápolis, além de atender aos critérios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A partir de atividades curriculares e extracurriculares, são oferecidas opções diversas para o desenvolvimento de alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.

A importância de uma proposta pedagógica sólida

A proposta pedagógica do IASC se baseia em princípios de ética, pluralidade cultural, empreendedorismo, autonomia e formação de cidadãos conscientes e com participação ativa na sociedade. O objetivo é a formação integral, tanto acadêmica quanto humana. O aluno, desde o Ensino Fundamental, é incentivado, além de compreensão acadêmica, a adquirir pensamento crítico, cidadania, conceitos de cooperação, análise e juízo de valores e entendimento e uso de tecnologia.

Cláudia Berdague, diretora do IASC, reforça a importância da inserção de uma proposta pedagógica bem planejada desde o Ensino Infantil. “É o início de tudo, quando as crianças aprendem a aprender. Nossa proposta é que cada atividade, cada brincadeira da criança tenha uma intencionalidade educativa”.

Adaptação às tecnologias de ensino

Uma grande vantagem incorporada pelo IASC à unidade Irmãs Vieira relaciona-se ao emprego de novas práticas educacionais contemporâneas, entre elas, aquelas ligadas ao ensino remoto.

De acordo com Cláudia, o colégio utilizou na transição a metodologia híbrida com uso de atividades em salas virtuais experenciadas pelo IASC desde 2016 com a plataforma de aprendizagem. Outro fator importante é que os ensinamentos da pandemia se refletem em novas possibilidades para o ensino no futuro, explica Cláudia. “Preparando a equipe para a atividade remota, inclusive os da Educação Infantil. E mesmo com o retorno das aulas presenciais, as atividades híbridas não serão abandonadas. Afinal, o ensino se modernizou em todo mundo e precisamos acompanhar as novas práticas e inovações. Houve uma evolução equivalente a décadas no último ano graças as novas tecnologias para a educação”.

Novas possibilidades para o futuro

Entre as inovações e melhorias proporcionadas pela nova gestão à unidade Irmãs Vieira estão os investimentos em infraestrutura. “As áreas internas da escola foram remodeladas com o foco na otimização dos espaços de aprendizagem. Implantamos uma biblioteca, revitalizamos os espaços de brincadeiras com foco nas experiências educativas”.

Mesmo no tocante à Educação Física e às brincadeiras, é importante que a equipe esteja atenta à intencionalidade de cada parte da experiência da criança na escola. “O parque infantil foi todo remodelado para que a criança tenha muitas experiências, tivemos o cuidado de incluir brinquedos pensados na motricidade que a criança precisa para os movimentos finos e depois para alfabetização. Então todo o espaço da escola foi pensado para o melhor ensino”.

Também estão sendo feitas consultorias com profissionais da educação especializados e focados em transformar a unidade Irmãs Vieira, com formação continuada para a gestão e docentes.

Saiba mais sobre a proposta pedagógica do IASC!

Educação Infantil

Educação Infantilinovação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *